Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Eu não sou o Rei! - um post direcionado aos meus parceiros de blog (e a quem mais interessar)

Olá meus queridos, tudo em paz?

Estou aqui, há alguns dias, tentando colocar a casa (o blog) em ordem e senti a necessidade de escrever sobre ele.

O Zine Pasárgada é um projeto antigo, que durante um bom tempo ficou só no quase... saiu das idéias e foi para o papel, virando um jornal e tendo esse blog como um apêndice do mesmo.
Acontece que o papel é caro, que a distribuição é complicada e que o tempo (ah o tempo) ele é curto demais... o projeto voltou para a gaveta.

Durante quase 2 anos esse blog ficou (entre idas e vindas) sendo depositário dos meus textos e rompantes cômicos, musicais, poéticos, entre tantos. Sem nenhuma sequência ou periodicidade, o blog seguiu como um blog qualquer (feito por uma pessoa qualquer).

Apesar de muita desorganização e sem nenhuma pretensão, as visitas giravam sempre acima de 10 por dia, sendo próximas à 40 nos dias em que havia textos novos (não tinha post todo dia).
Ou seja, por mais largado que fosse, haviam amigos sinceros, que gostavam de ler esse humilde Zine.

Até que, depois de muito pensar, resolvi tentar a volta para um modelo de Zine (FanZine, tão bem explicado pela Fernanada aqui.). Reunir ideias diversas e pontos de vista múltiplos. Era assim no jornal impresso, algo independente, despojado, zelando pela estética, mas querendo ser mais... voltamos, deu certo.

Estou realmente feliz com o resultado. No dia 04/06, completamos um mês do novo modelo do Zine. Colaborativo, com vários autores integrados, opinando, comentando, divulgando. Muitos nem mesmo se conhecem, mas, estão aqui, trabalhando juntos (espero que, se divertindo juntos também).

O blog tem hoje, uma média de 130 visualizações de página ao dia, fechando o mês com mais de 8000. Perto de blogs grandes, isso é muito pouco, mas, para um grupo de blogueiros amadores, que fazem isso nas horas vagas e da maneira que é possível, é muita coisa.

Outro resultado que me alegra, esse muito mais, é que quase todas as pessoas envolvidas voltaram a ser blogueiras! Seus blogs empoeirados voltaram a ter posts e estão surgindo projetos novos, novas divulgações, novas perspectivas. O aumento de acessos nos blogs pessoais dos colaboradores cresceu em quase todos os casos. A rede está funcionando. =D

Mas, enfim, e agora?
Primeiro, queria explicar algo que ainda não ficou muito claro e que as vezes gera um pouco de confusão: Eu não sou o rei!
É isso, não sou. Até já assumi minha condição de súdito por aqui.


O Zine Pasárgada é meu blog, não abri mão disso e ainda quero usá-lo para reflexões pessoais (como agora). Além disso, eu cuido dele diariamente, divulgando, acertando um errinho ou outro, cobrando esse ou aquele autor, incentivando, prometendo (cof, cof) e até postando textos de autores que não são familiarizados com o blogger. Mais que isso, ainda posto textos meus e quero manter pelo menos duas colunas semanais (se Deus quiser).

Contudo, a "piada" com o Pasárgada é relacionada a "um rei", alguém que manda muito e que tem poderes, alguém que seja soberano e que possa nos fazer desfrutar de coisas boas. Na poesia do Bandeira (relida pela Júlia aqui), o desejo dele é ir para o lugar onde ele é amigo do rei, onde terá facilidades, prazeres, etc.

Portanto, o trocadilho está relacionado ao lugar e não a pessoa. Nesse caso, vocês estão em Pasárgada e aqui vocês são amigos do rei, com felicidade e com (enorme) satisfação.
E eu, juntamente com todos, sou amigo do rei! Eu me sinto bem aqui, eu tenho prazer em estar aqui, ler, escrever, cuidar do blog... aqui eu sou amigo do rei.

Oras, mas porque esse mané está explicando o trocadilho?

A questão é que, não quero deixar a impressão de que sou dono ou coisa parecida. Sou um articulador e gostaria que todos que participam tenham sentimentos de "donos" em um espaço em que não há necessidade de donos.
E também porque em alguns momentos fui relacionado como o "rei", não é o caso mesmo.

Eu falhei com a coluna "Terça-Feira", por correria mesmo, não tive tempo de fazê-la (e há mais de uma semana eu ensaio para fazer esse post). Logo em seguida eu percebi que algumas colunas também não entraram. Não sei até que ponto há relação nisso, mas quero que não tenha alguma. Gostaria mesmo que cada um de nós tivesse autonomia e cuidado com "seu dia", seu tema e sua coluna. Desejo demais que o blog chegue em um nível de funcionamento que possa ser "automático", entendem?

E as colunas são bem visitadas! Não são poucas as pessoas que me cobraram pela de Terça, mas, tive mais cobranças pela de quinta e sexta, por exemplo. O pessoal já espera pela resenha de filmes do Thiago e pelas dicas de leitura do Rodrigo... outras colunas ainda estão se firmando, como a do Edson de domingo, a da Júlia também de sexta e a do Tabuh de quarta.

Bem, isso me leva a outro ponto da nossa organização.
Do momento em que o Pasárgada era um blog só meu (eu era o único amigo do rei, pobrezinho do rei) até agora (o rei tá cheio de amigos), crescemos muito! Já disse dos números e acho que todos estão sentindo isso nos seus blogs pessoais.

Ao convidar os autores, pedi a colaboração para a divulgação. Mas o modo de fazê-la talvez não tenha colado. Vou propor de novo, mas, caso haja alguma alternativa, basta deixar nos comentários a sua idéia.

O que eu havia pensado era que, UMA vez ao dia (no mínimo), os autores blogueiros desse Zine, entrassem aqui e, ao ver novas postagens, divulgassem em seus Twitteres (uau, que plural bonito), FacesBooks (esse ficou feio) e outros (orkuts, mySpaces, etc.).
É muito fácil, basta entrar e usar os botões no final das postagens. E, nos dias mais concorridos, temos 4 postagens, o record foram 5. Quer dizer que, normalmente os autores mandariam um ou dois Tweets por dia divulgando o blog e curtiriam um ou dois links no facebook. Isso não é nada demais e acreditem, faz muita diferença.

Nossa maior fonte de visitas é o Twitter (por isso é importante reforçá-lo) e depois o Facebook. Em terceiro lugar os blogs dos parceiros (acho que a recíproca é verdadeira).
Uma vez ao dia, entrar no blog e divulgar as postagens novas...bóra? Se todo mundo fizer, com TODAS as postagens, veremos os resultados em breve.

Os links dos blogs pessoais estão entrando sempre no Zine, além disso eu estou tentando dar RT nas propagandas dos blogs de todos os autores, além de visitá-los sempre.

O que me leva a citar duas coisas bem legais dos blogs parceiros:

Primeiro o da Paty (Patrícia Olandini, nossa psicóloga). No blog dela entram as postagens normais dela, mas quando ela posta no Pasárgada, ela faz um post de "propaganda", como esse aqui. Assim, quando alguém visita o PENSO LOGO EXISTO?, sabe que tem coisa nova dela por aqui.

A Ju (Villacorta) chegou a fazer algo parecido também uma vez, olha só.

Outro é o blog do Wallace, que colocou um banner do Zine por lá. Deem uma olhada aqui no ELOGIANDO UTOPIAS para ver, do lado esquerdo, um link bacana do nosso blog.
Já falei com o Wallace e ele disse que pode ensinar como fazer nos outros blogs.

São duas coisas legais que ajudam também e, mais do que isso, dão um caráter de integração aos blogs, e isso é muito importante.

Podia ser até mais! Como sugestão, acho que todo mundo podia "seguir" o blog de todo mundo e todo mundo poderia "follar" (há) todo mundo no Twitter. Eu já sigo todos vocês, estão todos na minha Time Line, porque não fazem o mesmo e se juntam no Twitter?
Assim quando alguém divulgar seu blog, rola um RT, quando alguém divulgar o Pasárgada a mesma coisa...facilita muito e aumentamos a rede e a visibilidade de todos. Poderíamos deixar nos coments os twitteres (gostei mesmo dessa)... mas como disse, é sugestão apenas.

Quero dizer que, apesar do enorme trabalho, eu separei em marcadores as quase 250 postagens do blog. A partir de agora temos marcadores de assuntos e colunas, portanto usem a vontade e criem as que acharem necessárias. Apenas alerto para não usarem a marcação "pessoal", pois nessa tag estão reunidos os meus textos, de quando o blog era só meu. Então, deixem ela só comigo, ok?

Mais uma: vou convocá-los para uma seleção de novos blogueiros. Somos uma equipe e espero que me ajudem a encontrar mais colaboradores. Pessoas interessadas, criativas e dispostas às "regras" do nosso blog coletivo.


Penso que precisamos de:
Alguém que fale sobre futebol e demais esportes (mais futebol);

Uma pessoa para falar sobre TV (aberta ou paga, de preferência das duas);

Acho que se rolar um jornalista bem humorado para falar das notícias da semana, seria bem legal também, mais ou menos nesse estilo aqui.

Um cristão e representantes de outras religiões, como budismo, judaísmo, espiritismo (que sejam progressistas, não fanáticos) para compor o time dos religiosos do blog;

Mais um poeta (não precisa ser profissa, basta ser bom!);

Mais artistas que produzam coisas para o blog (tiras, vídeos, desenhos, fotografias - tem que ser coisas inéditas como os textos);

E o que mais? Vocês teriam sugestões? Colunas, nomes, interessados...
Olha só, se alguém está lendo e se sente apto a entrar no time, entre em contato, estamos abertos a novos membros.

Para finalizar, vou reproduzir (mesmo sem autorização) algumas falas sobre o blog, que demonstram um pouco o que tá rolando e que me fizeram bem feliz com ele:

Lembro-me da Paty dizendo que, o mês de início das escritas dela no Zine foi o mês de "maior acesso" no "Penso logo existo?".

Também tem a conversa com o Thiago, que empolgado disse: "todo mundo por aqui tá sabendo do Pasárgada! Eu falo pra todo mundo, porque tá muito bom!"

E também do Rodrigo, que disse: "estou gostando muito de estar com vocês no Pasárgada, o blog está muito bom e dá até orgulho de divulgar".

O amigo Ed Wert, nosso poeta, que agradeceu a oportunidade pelo espaço e o Ronaldo, nosso "guru" das religiões afro, que se surpreendeu com a aceitação do nosso público (qualificadíssimo) ao assunto do Candomblé.

E por fim (enfim), a Ju Villacorta, que ontem me disse: "esse negócio de estar no Pasárgada tá muito bom, a frequencia no meu blog cresceu e a origem é do Zine".

Quero mesmo acreditar que isso é algo compartilhado por todos e que tudo pode melhorar e crescer.
Eu estou a disposição.

Espero mesmo que vocês, cada vez mais, possam sentir que são amigos do rei.

é uma enorme Satisfação.

17 comentários:

Talita Lana disse...

Eu sou uma pessoa que estou falha no processo. Todavia os desenhos exigem um pouco de tempo para criação e finalização.

:/
Inclusive, nessa reta final da faculdade, nem meu próprio blog ando atualizando - entrando um pouco em contradição com o que vc disse. Mas essa é apenas uma exceção: faculdade.

Acredito que o blog tem tudo pra crescer, e se tornar (mais) popular, com inúmeros acessos. E me esforçarei mais, e mais (mesmo) para contribuir com o quesito 'arte'.

éisso. :)

Unknown disse...

Talita, vc está na cota dos que contribuem com mais de um tema... vc tem liberdade para escrever e ajudar de outras formas.

Vc fez muito para o blog, com relação ao layout e outras coisas.

Vc é fera gatinha! Elemento chave na equipe! =D

Maria Fernanda disse...

Aí, como a Lana, ando um pouco ausente e (não é balela) pelo mesmo motivo!
Espero "me encontrar" em algum tema para postar sempre algo relacionado a ele.. por enquanto estou divagando..

Tenho certeza que todos estão se sentindo supeeeer amigos do rei! hahaha
=*

Unknown disse...

poxa Fernanda, vc tbm é da cota das que falam de vários assuntos... pode parecer um "vantagem", mas nem é, pq aumenta bem a responsa. De todo jeito, seus posts são sempre muito bons e sempre bem requisitados.

Vire fotógrafa e aumente em mais um assunto! ehehehe

ah, e entre no twitter! ¬¬

Tabuh Paz disse...

Ainda bem que sou novato e não deu tempo de "falhar" ainda hahaha... Brincadeirinha... Mas eu entendi, amigo, e concordo contigo. Quando o Pasárgada funcionar "a mil" vai ajudar os blogs individuais a crescerem, e vice-versa. Vamo que vamo, tem muito a ser feito! Eu nem tenho sido "blogueiro", quem sabe eu vire agora. Meu blog tem pouquíssimas postagens, é muito raro eu aparecer por lá. Ah! Eu adorei os neologismos - facesbooks e afins... heheh... Abraços a todos! Tabuh

Patrícia Olandini disse...

Realmente as visitas no "Penso, logo existo?" aumentaram consideravelmente depois que passei a colaborar aqui!

Quanto ao dia fixo para postagem, acho que isso seria bem legal pra mim, assim consigo me programar no meio da correria!

E mesmo que vc fosse o rei, pra mim não haveria problema algum! ;)
Besos.

Unknown disse...

Tabuh, vc não falhou mesmo! ehehehehe Tamo junto!

Paty, você é fera, nas postagens, nas divulgações... acho que, temos que concentrar as coisas e acertar o que precisa, mas, desde o começo (há meses) vc tá dentro do projeto.

Troque seu twitter pelo novo e bóra acertar o seu dia! ahahaha
=)

Ronaldo Almeida disse...

hummmmmm.....pensei aqui em um encontro com os amigos do rei!!!! seria legal!!

Ju Villacorta disse...

Nossa, to bem feliz em ser uma colaboradora! Assim como as meninas tb preciso me encontrar, eu pretendo sim, ser a autora de "x" assunto, do dia "x". Como já conversamos, o mais legal, deve ser, saber que existem pessoas esperando a sua postagem, o seu texto da semana. =)

Mas vamos vê isso quando o semestre acabar, a faculdade tem tirado (ou não) todos nós dos eixos.

Não quero mais me estender, o meu twitter é o @Juvillacorta, e mais de mim lá Miudezas. ;)

E eu sou Best Friend do Rei meu bem! =P

Unknown disse...

Veja bem, meu bem...
Tu e seus projetos mil, bóra colocar tudo em Pasárgada!

=D

e ajude na sugestão de gente nova!
=*

Edson disse...

eu confesso minha falha. mas juro que vou melhorar, estive muuuito ocupado esses últimos dias, até minhas duas últimas postagens não ficaram das melhores. mas agora já peguei férias da faculdade, terei mais tempo e até, como já me permitiram, queria postar algumas coisas na semana, e não só no domingo. agora vai!

Thiago dos Santos disse...

É eu falhei, falhei por duas oportunidades :(
Mas isso vai melhorar.

Com relação na divulgação, estou apertando todos os botõezinhos de divulgação e mais o boca a boca também.

Bom pessoal, acho que é isso. Abraços a todos os amigos do Rei.

Maria Fernanda disse...

virarei. muito em breve...
um encontro dos zineiros não seria ruim hein... mas teria que ser em recifeeee. [boba eu, né?!] =*

Tabuh Paz disse...

Também voto a favor de Recife :P

Ju Villacorta disse...

Recife! \o/ =D

Unknown disse...

eu voto em Paris, França! =)

Ju Villacorta disse...

Vamo de Veneza Brasileira, meu bem. ;)