Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

sábado, 11 de junho de 2011

Só dez por cento é mentira.


Ontem, 10.06, foi o "Dia da Língua Portuguesa".
Tal dia foi escolhido por ser a data de falecimento de Luiz Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses, é celebrado neste dia, também, o "Dia de Portugal".


E para homenageá-la, estou deixando por aqui a dica de um documentário que narra a "desbiografia" de um do maiores poetas em Língua Portuguesa que este país já viu.

[Deixarei de lado os portugueses, falaremos da Língua Portuguesa Brasileira]

A poesia de Manoel de Barros foi descoberta quando ele contava com 73 anos, Millôr Fernandes o lançou para a grande mídia nos anos 80 e disse: "Nasce um poeta aos 73 anos". Descoberta tardia, mas que não o impediu de se tornar um dos escritores mais lidos do Brasil.

O documentário SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA é a "desbiografia" oficial do poeta, uma vez que ele sempre se negou a falar de sua poesia na mídia, sequer deu entrevistas gravadas, apenas aceitou ser entrevistado por escrito, o filme é um presente para nós, é um mergulho nos versos do poeta, na sua vida e nas pessoas que o inspirou e as muitas e muitas que foram por ele inspiradas.

Quando nos deparamos com o título dado ao documentário, logo relacionamos ao que é o gênero documentário mesmo, uma vez que não há como tudo ser 100% verdade, porém, temos uma surpresa ao notar que, na verdade, o título é uma referência a como o poeta fala de sua poesia: "Noventa por cento do que eu escrevo é invenção, só dez por cento é mentira".

Fazer um documentário sobre ele não poderia ter sido uma idéia melhor, sua poesia é muito visual, nós a criamos através de imagens, ela nos incorpora [e isto não é exagero].

Além do "ser desbiografado" [já que quase tudo é invenção], a fotografia, trilha sonora e a maneira como é construído o argumento do filme, não deixam a desejar em nenhum momento. Para mim, virou um "filme de cabeceira", daqueles que temos que assistir sempre. Mesmo que você não seja lá muito fã de poesia, não deixe de assistir este documentário que mereceu os prêmios que ganhou.


Só Dez Por Cento é Mentira ganhou os prêmios de melhor documentário longa-metragem do II Festival Paulínia de Cinema 2009 e os prêmios de melhor direção de longa-metragem documentário e melhor filme documentário longametragem do V Fest Cine Goiânia 2009.



Não se poderia homenagear a NOSSA Língua Portuguesa de melhor maneira.


[Maria Fernanda] SOM ALTERNA e .poegrafar

Um comentário:

Tabuh Paz disse...

Achei isso perfeito: "Noventa por cento do que eu escrevo é invenção, só dez por cento é mentira".