Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sem Vestígios


Para quem gosta e se interessa pela história do Brasil, mais precisamente pelo período da Ditadura Militar, o livro "Sem Vestígios" (2008) traz histórias importantes do início da resistência, desde a Guerrilha do Araguaia, até as manifestações nas grandes cidades. O livro é escrito baseado nos relatos de um agente secreto militar já aposentado, que decide revelar o que soube e o que viu pois diz ser muito difícil e doloroso conviver com estas lembranças. Desde acontecimentos que não foram divulgados, à fotos famosas sobre momentos importantes da luta contra a Ditadura Militar.

Há também um vídeo feito em um dossiê sobre a Ditadura pela emissora Globo News, onde o General Leônidas, responsável pelo DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) do Rio de Janeiro e ex-ministro do Exército Brasileiro é entrevistado e dá a versão militar dos fatos.
 
São contrastes fortes sobre um mesmo período onde cada um tinha sua ideologia política.

Esse período ditatorial do nosso país até hoje tem grande repercussão. Ainda muitos não sabem o que realmente aconteceu com seus familiares ou amigos, devido à arquivos ainda confidenciais. Também no livro, o militar aposentado relata que a polícia não guardava provas daquilo que fazia, para que isso um dia não viesse à tona e fossem punidos. Porém, muitos oficiais por vaidade de seus atos, registraram momentos e informações que podem revelar qual o destino de militantes que sumiram, desde o Araguaia.

A OAB do Rio de Janeiro há tempos vem divulgando uma campanha de abaixo-assinado para a abertura dos arquivos. Quem se interessar, é só acessar o link, assinar e poder ajudar as famílias que ainda procuram seus entes.
CAMPANHA PELA MEMÓRIA E PELA VERDADE! http://www.oab-rj.org.br/forms/abaixoassinado.jsp

Mais informações sobre o livro:
Sem Vestígios - Revelações de um Agente Secreto da Ditadura Militar Brasileira
Autor: Tais Morais
Editora: Geração Editorial
Ano Edição: 2008
Abç... Patrícia ( Blog | Twitter )

Um comentário:

Unknown disse...

abertura de arquivos parece ser uma tendência na américa do sul...

acho que logo seguiremos os caminhos da argentina e tocamos o terror (com trocadilho) nesse processo.

=)