Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Clube dos 27

Live Fast, Die Young and Leave a Good-looking Corpse
Viva rápido, morra jovem e deixe um cadáver bonito
Amy Winehouse foi a única pessoa da geração com o poder de virar lenda, de estar entre os grandes. Ela cantava bem, compunha maravilhosamente e ainda por cima era piradíssima. Como se já não fosse suficiente, morreu jovem, aos 27 anos. Numerologicamente falando, dizem que a causa do 27 é porque 2+7 = 9, o número máximo, depois disso retorna-se ao zero.
Muita gente ouviu falar dos que morreram aos 27 na televisão, Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix e Brian Jones, mas essa não é toda a história do clube dos 27.
Tudo começou com uma morte em 1938. Robert Johnson, tocava blues. Das várias versões de sua morte, a que mais convence foi que morreu envenenado por estricnina, colocada no seu whiskey pelo dono do bar, porque Robert teria dado em cima da mulher dele. Robert, segundo Eric Clapton, foi o mais importante bluesman que já viveu, ele é uma lenda, e teve a vida cheia de lendas. Dizem que era um péssimo guitarrista, mas com um whiskey velho, um violão velho, um lucky strike na boca e uma gaita cromada, invocou o diabo e vendeu sua alma. O diabo pegou seu violão, afinou um tom a baixo e lhe devolveu. Então se tornou o maior de sua época. E pra piorar, Robert as vezes em suas apresentações, tocava de costas para o público. Os céticos dizem que era pra ninguém ver sua técnica no violão, que ele mesmo tinha inventado, mas há quem diga que é porque quando tocava, seus olhos ficavam vermelhos como o do diabo, então ele escondia. Músicas como Crossroad, Hellround on my trail e Me and The Devil Blues também colaboraram muito pra lenda. Robert Johnson morreu aos 27 anos, com apenas 29 músicas gravadas.
A lista conta com mais 40 músicos mortos com 27 anos, além dos já citados nesse post, mas vamos aos clichês e mais importantes.
Em 69 foi a vez de Brian Jones. Jovem, muito talentoso. Guitarrista dos Rolling Stones, até um mês antes de sua morte, quando o convidaram a sair da banda. Foi achado morto na piscina de um hotel, ninguém sabe direito o que aconteceu, dizem até que foi assassinado por Frank Thorogood. Grande instrumentista, tocou até cítara nas músicas dos Stones. Não era um grande compositor, mas os Stones devem muito mesmo a ele, com a quantidade de instrumentos que ele tocava maravilhosamente bem, que fizeram a banda na década de 60 estourar no mundo todo.
Em 70, Jimi Hendrix. O maior guitarrista de toda a história. Dizem que hoje em dia até encontra-se guitarristas mais virtuosos que Hendrix, mas eu duvido. Ele era Old School. Em um encontro dele com seu amigo Eric Clapton, dizem que pegou a guitarra do amigo e disse: Essa guitarra é pra mocinhas. A do Jimi tinham cordas muito mais duras, como as guitarras de blues mesmo, e ainda sim ele conseguia fazer o que fazia. Tocou guitarra com o dente, tacou fogo na sua guitarra só pra mostrar o The Who como se fazia uma quebradeira de verdade. Apesar de americano, montou sua banda onde o Rock fez mais história, nas terras da rainha. Em londres nasceu a The Jimi Hendrix Experience.
Um mês depois, Janis Joplin. Dona de uma das maiores vozes da história da música, conseguia colocar sentimento nelas como ninguém. Apesar do seu lado extremamente hippie, no sentido não higiênico da palavra (não que seja uma regra hippie não tomar banho, mas ela tinha disso), ainda foi considerada uma grande conquista amorosa por Serguei. Não era algo tão fácil, dizem que uma vez Jim Morrison, um dos maiores sex simbols do rock na época, gentilmente pediu um sexo oral pra ela e levou uma garrafada na cabeça. Já o Jimi Hendrix levou mais sorte...
Logo dali 1 ano, Jim Morrison. O gênio. Vocalista do The Doors, com um talento inegável para composições meio sombrias (a alegre Light My Fire não é dele, mas de Robby Krieger, o guitarrista do Doors, embora tenha tido colaboração de todos). No programa The Ed Sullivan Show, nos Estados Unidos, um produtor pediu pro Jim não cantar a frase "girl, we couldn't get much higher", para trocar por outra coisa. Engraçado que Jim deu uma ênfase especial justamente para esta frase. Depois, quando o Ed disse que o Doors jamais tocaria no programa dele de novo, ele simplesmente respondeu "We did Sullivan" (nós fizemos o Sullivan). Foi achado morto numa banheira em Paris. Ninguém sabe direito a causa de sua morte. Dizem assassinato, dizem que nem morreu, mas a versão mais provável foi que, já muito alto, confundiu heroína com cocaína e a cheirou (ou simplesmente queria saber se dava pira cheirar heroína), teve uma parada cardíaca instantânea.

E o que esses todos citados tem em comum, além da morte aos 27? J! Todos tem J no nome. Essa foi a chamada "A maldição do J", que acabou dando origem a lenda do "clube dos 27" mais tarde com o suicídio de Kurt Cobain. Agora Amy faz parte dessa história, dessa lenda que só vai ajudar a transformar ela na lenda das próximas gerações. Pena que não tinha J no nome.
* Nós sabemos, e adoramos, Amy.
* Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix ainda tocaram juntos. Maior encontro musical da história?
* Eu acho que o Kurt roubou pra entrar na lenda.
* Os maiores da história, com certeza.


@proparoxitono

3 comentários:

Maria Fernanda disse...

essa história dos "27 anos" sempre rende, e muito!
enfim, é uma pena que Amy tenha morrido, ela era realmente boa e talentosa!

Léo disse...

Ela tem sim j no nome. O nome dela é Amelly, Emelly, Amy sei lá JADE WINEHOUSE .... J de Jade

Anônimo disse...

Nada a ver cm 27. Eles fazem sucesso muito cedo e se entopem de drogas. Quando chegam aos 27 tdm uma crise de abuso da fama, abusam a vida, abusam a atenção da midia e se refugiam em drogas e as doses cada vez mais altas matag