Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

segunda-feira, 11 de julho de 2011

13 de julho

Até o roquenrou tem seu dia!
Era 1985. Bob Gedalf se viu numa posição onde poderia deixar uma mudança real no mundo no seu legado. Sua vítima seria a fome na Etiópia. Então, usando de toda sua influência, organizou shows simultâneos em Londres e Filadélfia. Nomeou sua criação de Live Aid. Então, no dia 13 de julho algumas bandas tocaram nesse festival.
Led Zeppelin, The Who, Black Sabbath, Phill Collins, Eric Clapton, Status Quo, Scorpions, Paul McCartney, Sting, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, B.B. King, Mick Jagger, U2 e Joan Baez. É, da pra entender porque esse hoje é o dia do Rock.
Não suficiente, 20 anos mais tarde o mesmo criador faz um segundo festival, o Live 8. Agora maior, com a intenção de que os países do G8 perdoem as dívidas dos países pobres, nova história foi feita. Em todos os países do G8 e na África do Sul, mais de 1000 músicos se mobilizaram. Como se isso por si só não fosse história suficiente, tivemos alí a última reunião do Pink Floyd, com David Gilmour e Roger Waters tocando juntos de novo. Diante do convite de Bob, Roger aceitou prontamente, desde que estivesse tudo bem para David, e por sorte, estava. Roger, já com uma voz rouca se mostrou muito empolgado tocando de novo com a banda que o tornou a lenda que é hoje.
Foram 4 dias de festival. Foram 4 dias que rolou de Snopp Dog a Paris Hilton, A-ha a Pink Floyd.
Bem, a Etiópia continua com fome e as dívidas não foram totalmente perdoadas, mas se a intenção era chamar a atenção pra causa, conseguiram. Tanto em 13 de julho de 1985 e nos 4 dias de junho de 2005, o mundo teve um foco, as bandas e sua causa. Essa é a história do Rock e o Rock fazendo história.


* Acreditam que o primeiro rock brasileiro foi cantado por Cauby Peixoto?
* E agora? Live 8 ou Woodstock?
* Quem ouvir sertanejo universitário dia 13 não vai pro céu.
* Bob Gedalf, o criador do festival, interpretou o Mr. Pink Floyd no filme The Wall.

@proparoxitono

Um comentário:

Maria Fernanda disse...

Adoro A-Ha =}

Rock in Rio e SWU tentam copiar estes grandes festuvais, não?!