Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O SUS é nosso!

Neste final de semana participei em Piracicaba da etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde, onde o tema era: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro".
O evento foi gratuito, sendo que QUALQUER pessoa poderia assistir e também participar dos debates e dos grupos de discussão (entre usuários, agentes, conselheiros da saúde, etc). Mas, infelizmente, poucas pessoas compareceram.


Podemos imaginar todas as questões que foram levantadas, como: mau atendimento, demora para consultas e exames, quadro de funcionários (agentes e médicos) escasso, remuneração baixa, entre outras. Mas, apesar de todos estes pontos que logo conhecemos, entra um extremamente importante: Quanto do dinheiro público é gasto com saúde? Você sabe quanto do Produto Interno Bruto (PIB) é destinado à saúde?
Sabemos que uma boa gestão, um bom planejamento são essenciais para que os procedimentos e as condições funcionem da melhor maneira possível, mas também sabemos (ou ao menos imaginamos) a enorme dificuldade que existe numa gestão que, mesmo eficiente, não encontra recursos para poder efetivar aquilo que a população realmente necessita e demanda.
A partir disto, ao mesmo tempo que ficamos de mãos atadas pelo baixo investimento público neste setor, existe aí (grande jogada política) a simples resposta do "Não tenho dinheiro para fazer melhor".

Sendo assim, vamos para alguns dados que são importantes para um melhor entendimento:

  • No Brasil, apenas 3,4% do PIB é gasto com a saúde, isto significa um valor de aproximadamente U$ 340 por pessoa. Se formos comparar, países europeus ou até mesmo os Estados Unidos gastam aproximadamente o valor de U$ 2.000 por pessoa, o que chega até 8% de seu PIB;
  • Para a educação, é gasto apenas 4,6% do PIB, o qual muitos estudantes estão lutando para um aumento de 10%;
  • Agora, APENAS com os juros da dívida externa é gasto 11% do PIB brasileiro! Ou seja, estamos pagando uma pequena parte (se é que podemos chamar de parte) daquilo que nosso país deve lá fora. 
Sei que os dados foram comparativos a países desenvolvidos e muitos podem questionar que não podemos nos comparar à eles, justamente pela desigualdade (gritante?) de desenvolvimento. Mas então, me pego a pensar: Queremos então lutar para quê? Para continuar a ter uma saúde de um país subdesenvolvido (embora não goste dessa palavra)? Realmente nunca vamos conseguir sair, ou ao menos melhorar, desta situação se nos compararmos a nós mesmos, pois sabemos que não somos bom exemplo!
Um professor que lá estava (infelizmente não me lembro exatamente sua área) disse que, realmente o dinheiro público destinado à saúde, entre outros setores, só pode ser mudado quando existir uma pressão pública!
SIM! Somos detentores desse poder! Podemos sim, lutar para que esse número seja alterado. A sociedade pode pressionar o Estado para que esse valor seja modificado, e parte da porcentagem do PIB que é gasto com a dívida, pode ser destinada à saúde, ou até mesmo com a educação!

Mas, o que se viu ali foi: uma sala com agentes, conselheiros e alguns políticos, mas POUQUÍSSIMOS usuários. Chegar no posto e reclamar é mais rápido e fácil, mas mudar, requer muito esforço. E alguns aspectos da nossa cultura ainda nos fazem ser assim, bem acomodados. Muitas vezes também, a falta de informação e a deficiência de buscá-la não nos ajuda a sair desta condição!



Uma outra fala desse professor que me marcou também, foi quando ele disse: "Precisamos comprar o SUS! Ele precisa ser o nosso convênio médico! Ele precisa invadir o Jornal Nacional e as novelas de Manoel Carlos, que vai levar seus atores à um hospital público em seus capítulos, e não aos Hospitais das Clínicas! O SUS É NOSSO!"
Sabemos que a demanda cresce a cada dia mais, porém, o investimento não caminha na mesma velocidade!

[E assim...]
Ao final da etapa municipal é proposto pelos participantes novas diretrizes e propostas que irão ser levadas adiante, nas seguintes etapas: Regional, Estadual e Nacional.
Deixemos de lado oposições políticas ou o mero comodismo. Estamos levando a questão da saúde nacional novamente para Brasília. Infelizmente, só os delegados são autorizados a votar nas propostas apresentadas. Mas nós, poderíamos estar lá para, pelo menos, apresentá-las!

O Brasil é nosso, e o SUS também deve ser! Pensemos nisso!
Abç... Patrícia ( Blog | Twitter )

PS: Não consegui as fotos da etapa municipal! :(

2 comentários:

Wallace de Melo Gonçalves Barbosa disse...

Muito bom esse texto! Realmente temos que lutar pra fortalecer esse grandioso projeto do Sistema Único de Saúde. Sabemos o quanto ele tem que melhorar, mas só avançamos com muito debate e participação ativa nas políticas públicas.

Patrícia Olandini disse...

Sim, Wallace!
Na verdade eu tinha mais informações para colocar aí, pois este assunto precisa ser muito discutido!
Gostei disso, por mim, se rolar, faria uma série sobre ele!