Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Libras? Que língua é essa?




Olá galera!

No meu post anterior, falei sobre as barreiras que nos impedem de nos aproximar das pessoas com deficiência. Algumas atitudes que perpetuamos acabam por evitar ou prejudicar o relacionamento igualitário entre pessoas com e sem deficiência. 

Hoje vou pegar mais leve nas reflexões filosóficas existenciais e vou ser bem prático. Você sabe o que é a Libras? Hum, mesmo que você não tenha muita certeza, já deve ter visto pelo menos uma vez na vida um grupo de pessoas conversando através de gestos. Aposto que você ficou curioso para saber o que eles conversavam.

Antes de continuar, vou fazer quatro perguntas. Procure respondê-las mentalmente. 
SÓ DESÇA A TELA QUANDO TIVER ESCOLHIDO SUAS RESPOSTAS.

01. Os surdos não falam, por isso são mudos. Certo?
02. Libras é uma língua ou uma linguagem?
03. A Língua de Sinais é universal?
04. A Libras tem gramática?

PENSE UM POUCO ANTES DE DESCER A TELA!



Pensou?  
Veja agora as respostas e depois me diga quantas você acertou.


01. Os surdos não falam, por isso são mudos. - FALSO!
Você deve estar acostumado(a) a ouvir por ai o termo “surdo-mudo”. É uma expressão usada há décadas mas que é equivocada. Se surdez é a deficiência auditiva, mudez seria a deficiência da fala. Mas se uma pessoa tem uma deficiência, não significa que também tem a outra. Vou fazer uma comparação: Se você resolver fechar os olhos a partir de hoje, pode ser considerado cego? Não! Quando abrir os olhos, voltará a enxergar! O que acontece? As pessoas surdas não têm retorno auditivo. Se uma pessoa escolhe não usar seu aparelho fonador, tendo-o em perfeitas condições, também não pode ser chamada de MUDA. Nem os fonoaudiólogos usam o termo "mudo" – nem mesmo para os distúrbios da fala! Portanto, nunca se esqueça: SURDO-MUDO não, diga simplesmente SURDO!


02. Libras é uma língua ou uma linguagem?
Existem distintas definições de "língua" e "linguagem", mas por aqui vamos considerar que "Linguagem" é a capacidade humana da comunicação, enquanto que "Língua" é um sistema de signos comum aos membros de uma comunidade. Sendo assim, a Libras é uma língua, e tem vocabulário próprio e todas as características de uma língua natural.


03. A Língua de Sinais é universal – FALSO
Muita gente tem a ideia de que sabendo a língua de sinais de um país poderá chegar em outro e conversar de cara, numa boa. Isso é um mito. Cada país possui sua própria língua de sinais: o Brasil tem a Libras, Portugal tem a LGP (Língua Gestual Portuguesa), a França tem a Língua Francesa de Sinais, e assim por diante. 


04. A Libras tem gramática – VERDADEIRO
Lembra quando você estudou Língua Portuguesa para o vestibular, e analisava os aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmáticos, etc? É possível fazer a mesma análise da Libras, por cada uma dessas áreas da Linguística. A Libras (assim como as outras línguas de sinais) é uma língua independente de qualquer outra.




Sabe aquelas situações aonde uma pessoa chega a outro país sem saber a língua daquele local? Agora imagine você ser estrangeiro em sua própria nação. Muitas vezes é assim que uma pessoa surda se sente, afinal a quantidade de brasileiros que sabe falar Libras ainda é muito pequena. Como se relacionar sem saber a língua um do outro? Você afeta todas as pessoas ao seu redor – e a língua é um instrumento importantíssimo para a afetividade. Essa postagem é um incentivo, quem sabe é uma semente que fará brotar algum interesse em aprender Libras. Será uma interessante forma de fazer novos amigos – quem sabe de conquistar um novo amor (meu casamento de seis anos é uma prova disso).

Quer saber mais? Fica aqui a dica de um livro que inspirou o título da minha postagem de hoje [clique aqui].

Beijo nas crianças!



Nenhum comentário: