Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Palmeiras: time grande até quando?



Quando dizem ''clube grande'', normalmente pensamos em times que sempre brigam por títulos, se acostumaram a estar no topo da tabela, e com grandes jogadores no elenco. Mas ultimamente, é possível observar uma nova modalidade de clube grande: aquele que só tem história, e não tem presente. O maior exemplo disso é o Palmeiras. O Verdão, que chegou a ser considerado o ''Clube do Século XX'', não ganha um título a nível nacional há mais de 10 anos. Pior: O número de torcedores caiu, em relação à década passada, segundo levantamento feito no ano passado. Acostumado a disputar grandes torneios, sempre com grandes equipes, o Palmeiras não soube se modernizar, e por uma série de fatores(torcida impaciente, diretoria que expõe demais os jogadores, estes, por sua vez, com altos salários e baixo rendimento), o clube vive um momento decadente, e luta para não se tornar, uma ''nova Portuguesa'', ou seja: clube grande da capital que só tem história, mas atua como time pequeno.

Esta má fase do Palmeiras não é de hoje. Os mais velhos podem se lembrar com mais facilidade que, o último grande título do Palmeiras foi em 1999, com a conquista da Copa Libertadores da América. No ano seguinte, o vice-campeonato do mesmo torneio. O que era pra ser a continuação de um grande momento vivido pelo clube, se tornou um dos piores, se não o pior momento da história do Verdão: o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2002, com um time que contava com o recém-campeão mundial Marcos, o paraguaio Arce(um dos melhores cobradores de falta da história do futebol), o volante Galeano, entre outros craques. Em 2003, a disputa da série B fez com que o clube caísse um pouco na realidade: se não mudassem a forma com que administram o clube, viveriam mais momentos decadentes, como a passagem pela Série B. Um período regular em 2004 e 2005. E em 2006, com a volta do ''Animal'' Edmundo, novo patrocínio da Adidas, e mais dinheiro dentro do clube, todos os torcedores pensaram: ''agora vai!''. Mas não foi. O Palmeiras decepcionou na Libertadores de 2006 e 2007, e perdeu diversos jogadores importantes do elenco.


Libertadores 99: Palmeiras campeão com Felipão

Tudo estava prestes a mudar em 2009, quando assumiu a presidência do clube o economista Luíz Gonzaga Beluzzo, homem centrado, que tinha tudo para fazer com que o Palmeires voltasse a ser realmente um time grande. Mas não fez. Belluzzo se mostrou um homem despreparado para presidir um clube do porte do Palmeiras. Fez grandes contratações, torrou o dinheiro do clube, e teve de renovar com todos os jogadores do elenco, quando disse que ninguém sairia para a Europa no meio do ano. O resultado foi um dos maiores vexames da história do Campeonato Brasileiro: O Palmeiras, que havia liderado quase toda a competição, ficou em 5° no final, e nem vaga para a Libertadores do ano seguinte conseguiu. Problema resolvido? Não. Ainda houve o caso de agressão ao atacante Vágner Love por parte da torcida, o que intimidou possíveis contratações do clube para o ano seguinte. Além disso, restaram os ''elefantes brancos'' dentro do elenco: jogadores caros, que não tinham mais clima para estar no clube, como Diego Souza, e o técnico Muricy Ramalho. O Palmeiras estava em declínio.

Muricy: não obteve resultados no Verdão

Esta semana, houve mais um caso de agressão. Desta vez, a torcida resolveu tirar satisfações do volante reserva João Vitor. Sobrou para o garoto de 23 anos, que apanhou de torcedores(ou terroristas disfarçados de torcedores, como costuma brincar Tiago Leifert), insatisfeitos com o desempenho do clube. E estes, somados à diretoria do clube, que insiste em expôr tudo o que se passa dentro do clube. O resultado é vísivel: o clube simplesmente não consegue ganhar dentro de campo, mesmo com um dos melhores técnicos do país, e perde jogadores importantíssimos, como Kléber, pelo fato de não saber controlar a língua de seus dirigentes.

João Vitor: mais um agredido pela torcida

Na contramão disso tudo, temos o bom momento vivido pelos clubes do Rio: Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense. Todos estão entre os 6 primeiros, com jogadores que tem feito a diferença dentro de campo, mas sem tanto nome(com exceção de Ronaldinho e cia), o que representa uma folha salarial média. Ou seja: gasta-se o normal, e o time vai bem dentro de campo.

Santistas estão felizes com a conquista da Libertadores desse ano, e com Neymar e Ganso. Corinthianos estão satisfeitos com o time disputando o Campeonato Brasileiro todos os anos. São-Paulinos estão acostumados a ter grandes jogadores no time, este sempre disputando posições na parte de cima da tabela. E os Palmeirenses?

por: Leonardo Lopes(@leoglopes)

Nenhum comentário: