Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Museu de Imagens do Inconsciente

"A Arte como Terapia"
O Museu de Imagens do Inconsciente faz parte da história da reforma psiquiátrica no Brasil e exerce influência no processo de transformação dos métodos terapêuticos pelo mundo. Surgiu por meio do trabalho terapêutico da junguiana dra. Nise da Silveira em ateliê criado em 1946, no setor de Terapêutica Ocupacional do então Centro Psiquiátrico Pedro II. O museu foi fundado alguns anos depois, em 1952, e reúne uma coleção artística psicopatológica de cerca de 300 mil obras, sendo um centro vivo de estudo e pesquisa.
[Fonte: revista Psique]



O site conta toda a história desse trabalho desenvolvido por Nise, além de mostrar grandes obras, serviços, agenda, textos, cursos e até as visitas feitas por Jung. 

Este trabalho é muito desenvolvido com pacientes esquizofrênicos e portadores de distúrbios mentais. A arte é usada por muitos como processo terapêutico, e podemos ver que seus resultados são altamente satisfatórios. É através dessa sublimação que podemos chegar ao interno de um ser, e o inconsciente facilmente é representado por pinturas e desenhos.
O legal do site é promover a história de uma belíssima luta que se constitui pela Reforma Psiquiátrica e pela desinstitucionalização dos hospitais, e também de mostrar que a proporção da arte atinge níveis muito maiores do aqueles que imaginamos, pois ela não advém de nossa "realidade", mas sim, muito além disso. Ele também conta a trajetória de vida de cada autor que teve sua obra publicada, resgatando assim a essência de todos que colaboraram com essa bonita história.

O Museu fica no Rio de Janeiro/RJ e realiza exposições internas e externas, cursos, publicações e documentários que são apresentados em universidades e centros de cultura no Brasil e no exterior.
Vale a pena conferir!

[Autor: Fernando Diniz]
(Essa é alguma das muitas obras divulgadas pelo museu!)

Abç... Patrícia. ( Blog | Twitter )

Nenhum comentário: