Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

9/11

Todo sentimento gera boas músicas. E más também.
O trágico 11 de setembro tocou o mundo inteiro. E a música foi um dos escapes pra tanta tristeza. Nesse contexto, algumas pessoas fizeram as homenagens.

Alan Jackson - Where were you (when the world stop turning) - O cantor country americano tentou fazer algo que não soasse tão vingativo nem muito patriota. Disse que quis apenas mostrar o seu sentimento, que era igual o de tantos outros americanos. É uma das músicas mais lembradas da data pelos americanos. A prova que o povo lá também tem uma predisposição pro mau gosto sertanejo.

Bruce Springsteen - The Rising - Bruce usa passagens bíblicas para narrar a subida de um bombeiro nos prédios atingidos. Essa sim tem uma ótima letra, vale a pena, apesar dos lalala.

Beastie Boys - An Open Letter to NYC - Composta por três legítimos novaiorquinos, vale a pena pra quem gosta de Rap. É uma grande banda do estilo.

Ryan Adams - My Blue Manhattan - Mais uma obra do prodígio. Mais ninguém consegue compôr tão bem nesse velho estilo.

Rush - Peaceable Kingdom - A intenção era a música ser instrumental, mas o baterista Neil Peart compôs essa homenagem. Não falhou, de modo algum.

Gorillaz, D12 & Terry Hall - 911 - Claro e objetivo. Não é exatamente do estilo que fez os Gorillaz tão famosos, mas vale a pena.

Lily Allen - Him - A princesinha britânica não fala exatamente sobre os ataques, fala sobre toda essa guerra em nome de Deus, e diz que isso já acontecia muito antes daquele setembro.

Paul McCartney - Freedom - O beatle estava em NY no dia dos acidentes. Já no dia 12 escreveu essa canção. Prega a liberdade. Nada dos bons tempos dele, mas não é exatamente ruim.

Slayer - Jihad - A história de um suposto terrorista, momentos antes de um ataque. Cita o nome Mohamed Atta, um dos terroristas de 11 de setembro. Ótima, pro estilo que se propões. Jamais vai conquistar novos fãs pro Trash Metal.

Green Day - Wake Me Up When September Ends - Também podemos culpar o falecido Bin Laden por essa frase nos nicks de msn no dia 1º de setembro. Maldito terrorista.

E, por último mas muito menos importante, os Bee Gees brasileiros,
KLB - 11 de setembro - Não achei maiores informações sobre a belíssima canção, mas aparentemente 11 de setembro deve ser aniversário de um dos três. Maldito terrorista.



* Fico triste em saber que o maior marco histórico que "presenciei" tenha sido algo tão triste.
* Embora só choque tanto por ter sido nos EUA. Hiroshima e Nagasaki mereciam ser tão ou mais lembradas que esse ataque. E não é só porque o 9/11 é mais recente que é mais lembrado, é uma questão dos EUA, que influenciam todo o mundo, colocando-se na posição de vítima, uma vez na vida.
* Bem vinda a nova amiga do rei, Camila.

@proparoxitono

Nenhum comentário: