Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os Acontecimentos de 2011 e as Expectativas para 2012 no Futebol


2011 terminando, 2012 prestes a começar. Com a chegada do fim de ano, aumentam as reflexões sobre o ano que passou (no caso, 2011), a fim de ver aonde está o erro, e como corrigí-lo. E no mundo do futebol não é diferente. Para os Corinthianos, o ano foi muito bom, pela conquista do pentacampeonato Brasileiro. Para os Santistas, então, nem se fala: o clube se sagrou campeão paulista, campeão da Libertadores, e conseguiu segurar Neymar, um dos melhores atletas desde Ronaldo, aceitasse uma proposta para permanecer no Brasil, e ajudar a fazer o nosso país, o ''país do futebol'', e não só o país dos craques. Se o ano foi bom para Neymar, Ganso terminou do lado oposto ao que começou 2011: com a imagem arranhada por várias especulações em torno de sua saída do Peixe, lesionando-se em momentos importantes, e sem a certeza de que é o camisa 10 do Brasil.


Tite foi um dos responsáveis diretos pela conquista do Penta Brasileiro pelo Corinthians.


Neymar: jogou muito em 2011 e fica até 2014 no Santos.

Já para São-Paulinos e Palmeirenses, 2011 deve ser esquecido (ou lembrado, para que ão comentam os mesmos erros): Tanto Palmeiras, quanto São Paulo decepcionaram nos campeonatos que disputaram, e tornaram públicas as crises internas, muitas vezes ocorridas por conflitos de poder na diretoria. Erro inadmissível, para clubes que querem voltar a ser os melhores do Brasil.

Por falar em Brasil, a nossa Seleção Brasileira não anda lá essas coisas. Mano Menezes fez a tão pedida ''renovação'' na Seleção, e em um ano e meio de trabalho, ainda não tem um grupo, ou um time formado. A principal aposta da CBF são as Olimpíadas de Londres, em agosto de 2012. O Brasil tem 11 bons jovens jogadores (incluindo Neymar, Lucas e Leandro Damião), capazes de trazer o único título que ainda falta ao Brasil. Mas já vimos esse filme: Brasil vai às Olimpíadas com um ótimo time, e perde para um adversário inesperado (mas na verdade perde para a pressão de conquistar o ouro). É torcer para que o Brasil, finalmente, consiga a tão sonhada medalha de ouro em 2012. No restante, ainda faltam alguns pontos a serem resolvidos por Mano, como a titularidade de Ganso, a inclusão de Kaká no time titular, e definir se a Era Robinho na Seleção chegou ao fim ou não. Esses são pontos imprescindíveis para que Mano encontre um grupo para vencer a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil.

Antes unânime como 10 do Brasil, Ganso não fez um bom 2011.

Outros pontos positivos e negativos a serem lembrados: Lucas, apesar de ter feito bons jogos, fez uma temporada inconstante; se quiser uma vaga no time de Mano, precisará mostrar, em 2012, mais futebol, e ser um jogador menos ''bipolar'' dentro de campo. Alexandre Pato ainda não se firmou como titular do Milan, e muito menos da Seleção Brasileira; precisa reencontrar seu futebol e sua regularidade, se quiser oportunidades para se firmar como camisa 9 do Brasil. Leandro Damião surgiu como uma (boa) alternativa para vestir a 9 do Brasil na Copa; da mesma idade de Pato (22 anos), tem boas chances de ser o titular de Mano nas Olimpíadas, já que seu concorrente parece estar mais preocupado com a (linda) namorada Bárbara Berlusconi, do que com seu desempenho dentro de campo.

Bárbara Berlusconi parece interessar mais a Pato do que a 9 da Seleção.

Damião: boa opção para ser o centrovante do Brasil.

Dedé surgiu como possível titular do Brasil, após realizar uma excelente temporada com o time do Vasco; rápido e forte, representa juntamente com Neymar, a nova cara dos bons jogadores brasileiros, que preferem permanecer no país, a ir para a Europa. Ronaldinho, apesar da boa temporada com o Flamengo, não parece muito disposto a alcançar uma vaga como titular na Seleção; para a torcida, ainda é uma esperança de ''futebol bonito''; já para mano, é (provavelmente) uma carta fora do baralho. Kaká teve mais uma temporada prejudicada por lesões; se o meia de 28 anos se recuperar fisicamente, são grandes as chances de ingressar no meio-de-campo do Brasil.

Dedé: uma das boas surpresas em 2011.

Lesões atrapalharam Kaká e os planos de Mano Menezes em 2011.

E o Barcelona.. bom, o Barcelona é simplesmente o melhor time do mundo, e certamente um dos melhores de todos os tempos. Guardiola fez funcionar a filosofia da posse de bola no time catalão, maneira de jogar que já vinha sendo desenvolvida desde 1975, com a chegada do holandês Cruyff (o maestro da Laranja Mecânica, que encantou o mundo nas Copas de 74 e 78), no início como jogador, e posteriormente como treinador. E apesar das inúmeras reverências a Messi, o ''Cruyff'' deste Barça é o meio-campista Xavi, que do alto de seu 1,70m, joga um futebol espetacular. Não é à toa que todos os gols e boas jogadas do time ccatalão passem por seus pés. Hoje, o Barça depende mais de Xavi, do que de Messi. E Messi depende mais do Barça, do que Xavi. Apesar disso, a equipe catalã, que conta com oito titulares formados em La Masía (time de base do Barça), já escreveu seu nome no hall das melhores equipes de todos os tempos, por mostrar que investimento na base dá resultado, e também por mostrar a todos que é possivel ganhar e impressionar ao mesmo tempo.

Messi e Xavi são os grandes responsáveis pelo Barça estar aonde está hoje.

Ninguém sabe o que 2012 nos reserva. Pode ser que apareça um novo Neymar, um novo Messi, para encantar o mundo. Pode ser também que um desses jogadores, que estão no auge, se machuque e nunca mais volte a jogar da mesma maneira. Mano Menezes pode sair do comando da Seleção Brasileira. O Corinthians pode ganhar a Libertadores. Enfim, as possibilidades são infinitas, já que ''o futebol é uma caixinha de surpresas''.
__________________________________________________

Gostaria de agradecer pelos vários elogios, críticas construtivas e apoio que recebi desde que publiquei meu primeiro texto. Gostaria também de agradecer ao Fábio, pelo convite para eu escrever aqui no Zine Pasárgada, e posso dizer que isso foi uma das melhores coisas que me aconteceram esse ano. Encerro por aqui as minhas atividades em 2011. Em 2012 tem muito mais! Bom Ano-Novo a todos! @leoglopes

Nenhum comentário: