Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

sábado, 13 de junho de 2009

o que faz um time ser grande?

Há algum tempo essa questão faz parte dos debates em que estou inserido, sejam virtuais ou reais.

Em vários momentos pode-se constatar a parcialidade de torcedor, como não poderia deixar de ser. A questão é que dependendo dos critérios podemos chegar a comparações não reais.

Sou portanto defensor dos debates sobre esse assunto, uma vez que muitos times sem nenhuma tradição ou merecimento são chamados grandes, enquanto outros são equiparados a timécos. Entretanto defendo que alguns critérios sejam priorizados, outros relativizados e alguns simplesmente ignorados.

Para exemplificar, abaixo relaciono alguns desses "rankeamentos" e seus diferentes critérios:

PLACAR
A revista Placar tem um sistema interessante, que considera todas as conquistas dando a elas valores diferenciados, desde a conquista do campeonato mundial até os estaduais. Existe um único critério, o de títulos ganhos. Nesse caso o passado e o presente dos times é levado em conta no critério conquistas (apenas o primeiro lugar).

Revista VIP
O levantamento da revista VIP (que copiou o Jornal O Globo) é na minha opinião o mais completo, pois leva em conta vários critérios importantes e interessantes, como por exemplo a média de público e convocações para a Seleção Brasileira. O problema dele é que está desatualizado, apesar de terem ocorridos poucas mudanças.

Jornal O Globo
O Jornal O Globo foi o primeiro a levar em conta a "era dos pontos corridos" para valorizar os times brasileiros. Seu levantamento também está desatualizado e é composto de apenas um critério.

CBF
A CBF tem o ranking mais respeitado do Brasil, afinal estamos falando da Confederação Brasileira de Futebol e não de revistas e sites de jornalistas nerds e torcedores fanáticos.
Mas pra mim é o mais falho! Também tem apenas um critério, o de conquistas mas diferença é que também considera as demais colocações e não apenas o primeiro colocado no campeonato. Acontece que a divisão dos pontos é muito mal feita. Para se ter uma idéia o Corinthians é o segundo colocado, pois sendo campeão da Série B do Brasileirão e Vice na Copa do Brasil conseguiu 60 pontos no ano passado! Sem contar que a CBF só considera os seus próprios campeonatos, ignorando a Libertadores e os estaduais.

Além disso há que se levar em conta a localização a cidade de origem dos times, especialmente em relação à sua população. Os times de capitais costumam ter torcidas maiores, consequentemente médias de público maiores, independente de sua "série" ou posição na tabela.
Não é simples fazer comparação da torcida de um time que tem sede numa cidade de 300mil habitantes com um time de uma cidade com mais de um milhão ou mesmo vários milhões de habitantes!
E não falo do número de torcedores e sim da facilidade de assitir jogos e comparecer ao estádio. Se o torcedor mora na cidade em que o time dele joga isso facilita seu comparecimento ao estádio. Se a torcida é grande, não haverá necessariamente grande público, pois ela pode estar espalhada por todo o país.

Pois bem. Agora que a análise fria e imparcial está feita, quero apresentar números de um TIME GIGANTE:

Santos Futebol Clube
Fundação: 14 de Abril de 1912.
Cidade de Santos/SP
População da Cidade Sede: 417.518 habitantes
Torcida: 4,9 milhões

Campeonatos Internacionais:
Bi-Mundial 1962/63
Recopa Mundial 1968
Bi-Libertadores da América 1962/63
Recopa Sul-Americana 1968
Copa Conmebol 1998

Campeonatos Nacionais:
Taça Brasil (Robertão) 1961/62/63/64/65/68
Campeonato Brasileiro: 2002/04

Campeonatos Estaduais:
Paulistão 1935/55/56/58/60/61/62/64/65/67/68/69/73/78/84/ 2006/07

Inter-regionais:
Torneio Rio-São Paulo 1959/63/64/66/97

Revelou o MAIOR jogador de Futebol de todos os tempos, considerado o REI do Futebol: Pelé

Único time do mundo a ultrapassar a marca de 11 mil gols (hoje com 11.389 gols)

Único time brasileiro que serviu totalmente de base para a Seleção Brasileira - 11 jogadores do Santos formavam a Seleção da CBD

Único time do Brasil considerado grande com sede fora das capitais.


Único time do mundo a PARAR uma guerra! Houve cessar fogo para que o Santos realizasse um amistoso.

Eleito pela FIFA o melhor time das Américas no século XX.

.
e pode gastar dedo no google para confirmar essas informações!


E como diz nosso hino:
"Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter!"


.
Mas se alguém discordar eu não ligo...os fregueses têm sempre razão!



é sempre uma satisfação

4 comentários:

Bárbara disse...

Nooossa!!

Quanta humildade...

ahahahaha

Ruy disse...

HUAUHAUHAUHAUH

o santos tem um problema comum ao náutico. Saudade. Grandes títulos, ÓTIMO!! TODOS na década de 60. Quase 20 anos sem ganhar um nada. A copa comenbol eu não considero pq o náutico(numa fase em que era 3a divisão) pediu pra não jogar. Inclusive esta foi vencida pelo glorioso São raimundo, vencendo o inigualável CSA...

Não discutirei o fato de que o santos é maior que o nautico. Nunca discutirei isso... Uma série de fatores são relevantes pra isto, inclusive o clube dos 13. O fato é que seu timéco não tem público. Nenhum dos seus timecos, por sinal. e que EU GANHEI A APOSTA. PONTO FINAL!!

Edson Vinícius disse...

títulos na década de 60: 23
outros(contando os anteriores e posteriores): 14

sem mais. você já entendeu o que eu quis dizer, não?

Fábio disse...

sim, sim...vcs têm razão!
ahahahaha