Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ira!

Durante 26 anos o grupo Ira! manteve a mesma formação. Gravaram juntos 13 Cds e 4 Dvds, entre eles o grande sucesso “Acústico MTV”.
Por pelo menos 10 anos acompanho a carreira do grupo que agora está separado.
Em uma entrevista a revista “Flash News” (o que?), o vocalista da banda, Marcos Nasi Valadão, anunciou que o Ira! estaria de férias em 2008, apesar do lançamento recente do disco “Invisível DJ” e provável turnê nacional em curso.
Essas férias foram justificadas por uma convivência desgastada e uma necessidade de tempo para projetos paralelos e pessoais dos quatro integrantes da banda. As férias cancelariam os compromissos já assumidos do Ira! e seria por tempo indeterminado.
Quando questionado do porquê da separação Nasi teria declarado: “Se até Sandy e Júnior se separaram, porque o Ira! não pode?”
Boatos sobre essa separação corriam na internet há algum tempo, mas todos foram desmentidos pelos integrantes da banda. Quando procurado pela revista e posteriormente pelo jornal Folha de São Paulo, Edgard Scandurra, guitarrista do grupo, negou que soubesse de algo sobre o afastamento de Nasi e confirmou os compromissos.
A partir de então a história toma rumo de final de novela.
Nasi registrou boletim de ocorrência contra o próprio irmão (e empresário) por agressão e invasão de sua casa. O vocalista teria pedido revisão da contabilidade da banda e informado que não subiria no palco antes de acertar as prestações de contas. O irmão nervoso teria invadido sua residência e agredido o cantor que não compareceu mais aos shows.
Na ocasião, Scandurra declarou que Nasi não poderia comparecer aos próximos shows, pois estava se recuperando de problemas de saúde. Foi desmentido e ameaçado de enfrentar processo civil caso não se retratasse.
Nasi foi demitido do Ira!
Não há mais conversa entre o trio que permanece no Ira! (Edgard Scandurra, André Jung e Ricardo Gasparini) e o vocalista Nasi, e as férias para 2008 foram confirmadas por uma nota no site oficial da banda, que manteve os compromissos até o final de 2007 (sem Nasi).
Até que a poeira baixe, não há como saber o que há de verdade, mentira ou simplesmente paixão, contido nisso tudo. É fato que uma das melhores bandas do rock brasileiro está passando por um momento delicado de sua longa história.
Como fã que sou (e bastante), resta lamentar e imaginar que poderia ter sido diferente.
No auge de sua carreira, com um número de seguidores cada vez maior e com reconhecimento de maturidade e qualidade musical, o Ira! talvez merecesse uma separação mais a sua altura: Uma entrevista coletiva com a participação dos quatro integrantes, para várias revistas (reconhecidas e respeitadas), jornais, rádios e TVs, onde comentariam do desgaste, tanto físico (são todos quarentões) quanto de relacionamento (casamento com mais de ¼ de século). Anúncio de férias por tempo indeterminado junto com o anúncio de shows anuais para celebrar carreira tão grandiosa. E um Nasi dizendo: “Até os Beatles se separaram, porque o Ira! não pode?”
Isso pessoalmente me deixaria satisfeito. Mas pensando bem, assim sem brigas, sem fofocas, sem acusações não é muito a cara do Rock’n Roll. Tá mais pra Sandy e Júnior mesmo.

“...se hoje canto essa canção, o que cantarei depois?”
Fábio Paiva

Nenhum comentário: