Zine Pasárgada
foi um Fanzine cultural e educacional que se propôs divulgar os mais diversos tipos de expressões artísticas e os mais variados assuntos.

O jornal Pasárgada teve 3 edições impressas e distribuídas na cidade de Piracicaba/SP e está guardado, junto com outras idéias, no limbo da falta de tempo e dinheiro.

O blog retomou a proposta do Zine e abriu espaço para diversidade de idéias e de expressões.

Hoje o blog acompanha o jornal e as atividades estão encerradas.

Foi uma grande satisfação ser um dos amigos do Rei.

Fábio

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Um filme de João Falcão

O filme que trago é de autoria pernambucana, gostoso todo de se ver: "A Máquina - O amor é o combustível"

João Falcão transformou o livro de Adriana Falcão em uma belíssima produção audiovisual e que antes mesmo de ir para a grande tela já figurava o cenário teatral. O diretor sãolourencense* adaptou a obra da ex-mulher tanto para o teatro como para o cinema dando vida a personagens como Antonio e Karina, o romance dessa história.

O longa-metragem de 2006 nos coloca frente a frente ao humor, ao diálogo surpreendente e simples e ao prazer de se deliciar com um trabalho de criatividade e beleza. Ele nos prende a um mundo todo peculiar, colorido e enraizado na cultura. A trilha sonora é composta por nomes como DJ Dolores, Robertinho do Recife, Chico Buarque, Tom Jobim, Tom Zé, Geraldo Azevedo (que tem uma belíssima adaptação de sua música "Dia Branco” na versão da fictícia banda "The Sconhecidos") entre outros brasileiríssimos.

A incrível atuação de Paulo Autran, na certa, deu brilhantismo ao filme. Junto a ele estão Wagner Moura, Vladimir Brichta, Mariana Ximenes e o recifense Gustavo Falcão que, juntos a outros personagens, dão vida a cidade de Nordestina e fazem essa história entrar e ficar na gente, bem tranquila, apaixonante e linda.

“A Máquina” é a certeza de diversão e encantamento. Um filme de fantasias sonhadas, narradas e vividas! De tempo passado, presente e futuro, mas tempo, tempo pra tudo!

“Lá de onde Antonio vem é longe que só a gota. Longe que só a gota no tempo, que é muito mais longe que só a gota no espaço. Porque, vir de longe no espaço é lonjura besta, que qualquer bicho falado derrota. Agora vir de longe, no tempo, é lonjura cabulosa. Lonjura que pra ficar desimpossível demora.“ - Trecho do filme

O Trailer aqui.

E uma resenha mais esmiuçada sobre a obra no blog Sala de Cinema.

*Pra quem não é familiarizado com nosso PE, sãolourencense é quem nasce em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Méle Dornelas

Escreve para: Escrivaninha, Sala de Cinema e Conversa de Botequim.

Nenhum comentário: